Pular para o conteúdo principal

Terpenos: o que são, onde encontrar e quais suas utilidades?

        Ganhando cada vez mais destaque no mercado, os terpenos são micro substâncias presentes nas plantas, responsáveis por conferir aroma e sabor. Você pode até não saber, mas provavelmente já teve contato com diversos terpenos por aí. Eles são mais importantes do que parecem! Leia nosso conteúdo para ficar ainda mais por dentro deste assunto!


  • O que são terpenos?

  • Propriedades

  • Extração de Terpenos

  • Utilidades

  • Terpenos de cannabis, um panorama

  • A diversidade é o tempero da vida


           Fonte: Sundt Supplements


O que são terpenos?

Também chamados de terpenóides, os terpenos são moléculas vegetais produzidas pelo metabolismo das plantas e responsáveis por desempenhar funções de proteção e atração de insetos polinizadores. Sua estrutura química é composta por átomos de Carbono e Hidrogênio.

Por serem extremamente pequenas, essas moléculas passam despercebidas ao olho humano, mas são facilmente percebidas pelo nosso nariz. Isso ocorre pois os terpenos são voláteis, isto é, de fácil liberação no ar, facilitando a dissipação pelo ambiente e a consequente percepção pelo olfato. Na natureza existem centenas de moléculas na classe dos terpenos, e cada perfil aromático que conhecemos corresponde a uma das infinitas combinações possíveis dessas moléculas.

Os aromas cítricos, por exemplo, são caracterizados por uma predominância do terpeno Limoneno (que falaremos mais a diante). Mas é a combinação do Limoneno com proporções específicas de outros terpenos que produz as sutis diferenças encontradas entre os cítricos (limão, laranja, tangerina etc.). 

Resumidamente, ao nos aproximarmos de plantas como a lavanda, o hortelã, a canela ou mesmo a cannabis, somos capazes de sentir o cheiro destas micro moléculas vegetais e  super aromáticas liberadas no ar.


Quais são suas propriedades?

O que a ciência moderna descobriu é que os terpenos não trazem somente bons aromas, mas também interagem com nosso sistema nervoso central, trazendo ação antiinflamatória, antiespasmódica, analgésica, entre diversas outras, além de serem capazes de modular nossas sensações! Ou seja, quando sentimos ou consumimos alguma coisa com aromas cítricos, sentimos uma alta de energia e disposição; já quando interagimos com o Linalol, por outro lado, terpeno muito presente na lavanda, sentimos relaxamento!

Abaixo, uma tabela extraída do site da Greenpower para exemplificar a diferença entre as características e os efeitos dos terpenos.


        Fonte: greenpower.net.br



Extração de terpenos

Os terpenos são extraídos e usados pela humanidade há milênios. Um dos principais e mais antigos métodos, usados até hoje, é o da maceração da matéria vegetal, o que resulta em um extrato mais “bruto”, ou seja, menos refinado.

 As abordagens mais modernas, no geral, contam com o uso de solventes e equipamentos específicos, como uma prensa fria ou uma destiladora, produzindo um resultado potencialmente mais puro. A destilação é talvez a técnica mais empregada hoje em dia para se atingir melhores resultados.

A enorme maioria das opções de terpenos disponíveis no mercado são elaborados a partir de extrações de plantas comuns de nosso dia-a-dia, como o limão, a lavanda, o alecrim… É possível também isolar essas micro moléculas diretamente das flores de cannabis, mas o alto custo de matéria prima, nesse caso, torna essa opção inviável do ponto de vista comercial, não só no Brasil onde a legislação não permite, mas também em países onde existe permissão. Por meio de técnicas modernas de laboratório, os terpenos que imitam o aroma de uma OG kush, por exemplo, são produzidos com a combinação de terpenos isolados a partir de outras plantas que não possuem cannabidiols.


Utilidades

Ao serem combinados de uma maneira específica, os terpenos são capazes não só de reproduzir determinados aromas, mas, como já sabemos, determinadas sensações. Os blends podem ser usados na culinária, na coquetelaria, na produção de óleos essenciais, na produção de cervejas ou mesmo incorporados ao seu fumo de preferência para saborizar seu cigarrinho!

Hoje em dia já é possível encontrar uma variedade de marcas oferecendo diversos “blends canábicos” de terpenos, bem como uma série de produtos que incorporam os terpenos em suas receitas, como chocolates, cervejas e até mesmo cosméticos! Aqui na Diboa temos a nossa própria sessão de aromaterapia, com produtos como o Natural Terpenes (aromatizantes naturais em sua forma líquida para os mais diversos fins), ou os Croc Buds, bombons de chocolate elaborados artesanalmente.

Outro exemplo são os cafés sensoriais da CBD.br, especiarias de primeira qualidade carregadas de terpenos vegetais encontrados isoladamente em diferentes plantas na natureza que, aos serem combinados, reproduzem de forma idêntica aqueles encontrados na planta da maconha, criando uma sinergia aromática e surpreendentemente saborosa.

Para trazer a diversidade de poderes dos terpenos para uma das bebidas mais consumidas do mundo, a CBD.br teve que desenvolver tecnologias únicas, sendo uma delas a apresentação de um terpeno em pó! Isso faz expandir ainda mais a fronteira de possibilidades para o futuro da indústria.


Terpenos de cannabis, um panorama

 De uma maneira geral, todas as espécies canábicas têm um alto potencial para produção de terpenos, até mesmo por conta da alta luminosidade que recebem durante a vida (um fato importante para o desenvolvimento destas moléculas), conferindo aroma e sabor aos "buds" da nossa plantinha sagrada. Apesar das dificuldades mencionadas neste texto, hoje em dia, no Brasil, os pacientes medicinais com autorização para importar ou produzir seu próprio óleo de cannabis, já podem aproveitar os benefícios sinérgicos da combinação entre os compostos canábicos (canabinóides e terpenos) na gastronomia.

Não há dúvidas que no futuro, com a evolução das leis nacionais, veremos a multiplicação de produtos a base de cannabis e seus derivados. Bebidas e alimentos compostos por CBD ou outros canabinóides (uma realidade em outros países), é certamente algo que está nos planos de empresas como a CBD.br, mas não temos como saber quando algo assim será possível, quem sabe em breve!


A Diversidade é o Tempero da Vida

Para fechar, vale lembrar o potencial gigantesco de sabores que a planta da cannabis pode expressar. Como vemos da “Roda dos Sabores” (Flavour Wheel) abaixo, a nossa querida florzinha pode ter gosto de praticamente tudo! Desde os mais comuns, como doce, herbal, floral e frutado, até sabores mais exóticos: pútrido, defumado, apimentado, enfim. Não se trata apenas de uma opção para cada paladar, mas também, uma escolha ideal para cada momento do dia!



Fonte: westerncultured




REFERÊNCIAS


Cox-Georgian D, Ramadoss N, Dona C, Basu C. Therapeutic and Medicinal Uses of Terpenes. Medicinal Plants. 2019 Nov 12:333–59. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7120914/>. 



Green Power. Terpenos: o que são e qual sua importância (2018). Disponível em: <https://greenpower.net.br/blog/terpenos-o-que-sao/>


The Green Hub. Café com Cannabis: uma combinação potente!. Disponível em:

<https://thegreenhub.com.br/cafe-com-cannabis-uma-combinacao-potente/>


Peana, Alessandra & D'Aquila, Paolo Stefano & Panin, Francesca & Serra, Gino & Pippia, Proto & Moretti, L.. (2003). Anti-inflammatory activity of linalool and linalyl acetate constituents of essential oils. Phytomedicine : international journal of phytotherapy and phytopharmacology.9.721-6.Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/8218018_Anti-inflammatory_activity_of_linalool_and_linalyl_acetate_constituents_of_essential_oils


Science direct. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/myrcene>


The Green Hub. Café com Cannabis: uma combinação potente!. Disponível em:

<https://thegreenhub.com.br/cafe-com-cannabis-uma-combinacao-potente/>


Western Cultured. Disponível em: <https://wa.westerncultured.com/>









 

Comentários